loader image
Hipnose no tratamento de Gagueira
>
>
Hipnose no tratamento de Gagueira

Hipnose no tratamento de Gagueira

Hipnose trata gagueira?

A primeira coisa importante em saber é que uma gagueira pode ser tanto neurológica quanto psicológica. O ideal é o paciente passar por um médico especialista antes de te consultar, para descartar a possibilidade de ser algo físico.

Quando falamos de uma gagueira por conta de problemas neurológicos, elas podem acontecer por conta de danos cerebrais, uma queda, um acidente de carro ou algo que possa ter prejudicado de maneira física. Quando falamos de uma gagueira psicológica, ela pode ser resultado de uma situação traumática enraizada na mente subconsciente, como um pai gritando com o filho quando criança “engole o choro”, bullying, abusos, entre outras razões.

Vamos imaginar um exemplo prático. Chega um paciente de trinta anos para mim reportando que ficou gago “de repente”. Reporta ainda, que já passou por momentos em que essa gagueira acontecia mas em determinado momento, como quando sentia-se ansioso, mas agora se tornou fixa.  Após conversa, relata que passou por médicos especialistas que descartaram problemas neurológicos.

Quando fazemos um tratamento para descobrir a origem dessa gagueira psicológica, é importante se encontrar as raízes do problema, a causa. Para encontrar isso, utilizo muito a técnica de regressão, buscando dentro da mente subconsciente o momento que esse comportamento se iniciou.

Voltando para esse paciente, durante a regressão através de técnicas de hipnose, vejo que quando ele tinha 5 anos, ele estava com o pai em um supermercado pedindo para ele comprar algo. O pai nega o pedido, e com isso aquela criança começa a chorar. O pai grita com a criança, a mandando engolir o choro, que ali não era momento de chorar. Nesse exato momento, a mente cria um comportamento que ela considera que defende a pessoa: numa situação de stress que venha a vontade de chorar, ela tem que “engolir o choro”, pois foi essa a sugestão que o pai deu e com isso ele deixaria de gritar com ela.

Durante a regressão, descubro ainda que com sete anos, essa criança foi responder uma pergunta na sala de aula, errou, todas as crianças começaram a zombar dela, e novamente veio o comportamento: engolir o choro para se proteger. Aos nove, foi apresentar um trabalho na escola, esqueceu o que tinha que falar e por conta disso, novamente “engoliu o choro”, gaguejou para se proteger.  Alguns anos mais tarde, aos quinze, levou um fora de uma garota e teve novamente vontade de chorar, mas a mente já sabia o que deveria fazer. Aos vinte, foi apresentar um trabalho de faculdade e repetiu o comportamento. Aos trinta, teve que fazer uma apresentação no trabalho na qual não estava bem preparado, a mente repetiu o comportamento, mas, dessa vez, tornou aquela sensação de “engolir o choro” fixa, fazendo a gagueira se instalar.

Nossa mente trabalha por repetição, quando aprendemos a dirigir, temos que lembrar trocar de marcha, pisar na embreagem, etc. Depois de um tempo, a mente se acostuma com aquele comportamento e, para economizar a energia, torna aquilo automático. Isso é a mesma coisa que aconteceu na mente do meu suposto paciente. Percebendo que ela sempre tinha que gastar energia para proteger a pessoa, fazendo-a engolir o choro, ela tornou aquilo automático, com a clara intenção de criar uma proteção.

Durante o processo de hipnose, passamos por cada um dos traumas citados e ensinamos a mente a ter uma nova interpretação do fato ocorrido. Quando isso acontece, aquele sintoma deixa de fazer sentido, ou seja, a mente não entende mais que precisa “engolir o choro” para conseguir criar essa proteção. Novas conexões e comportamentos são formadas são adquiridos, fazendo aquela gagueira psicológica deixar de existir.

Claro que existem diversas técnicas e maneiras de se fazer esse tratamento através da hipnoterapia, aqui foi exemplificada uma. O importante de se entender é que existem diversos sentimentos possíveis que acompanham essa gagueira como ansiedade, fobia social, entre outros, então o tratamento deve ser feito sob medida para cada paciente.

Graças a hipnose, esse tipo de problema pode ser tratado de forma ágil, levando em média 3 sessões.

Agende uma sessão de hipnose para mudar sua vida de uma vez por todas!

Renan Moura

(19) 9915-3290

www.campinashipnose.com.br

 

 

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HIPNOSE EM CAMPINAS E REGIÃO

Tratamento com Hipnoterapia em Campinas e Região.

Prédio Palladium: R. Dr. Antônio Álvares Lôbo, 660, Guanabara – Campinas, SP. Segundo Andar, sala 24.

QUER APRENDER HIPNOSE?

Ministro cursos por todo o Brasil através do Porta da Mente.

Mais informações:

portadamente@gmail.com www.portadamente.com.br

AGENDE UMA CONSULTA

(19) 99125 3290
rcmoura.hipnose@gmail.com

© 2021 Campinas Hipnose. Todos os direitos reservados. Designed by Leccorside

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Shopping Cart