loader image
Aprenda a controlar sua ansiedade
>
>
Aprenda a controlar sua ansiedade

Aprenda a controlar sua ansiedade

Toda a correria do dia a dia, stress no trabalho, problemas familiares, fobias, entre outras coisas, mostram como esse mundo moderno em que vivemos potencializa o que hoje é dos principais males do mundo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é líder no índice de pessoas que sofrem de ansiedade, e cerca de 33% da população mundial tem algum tipo de transtorno nesse sentido.

De maneira resumida, a ansiedade é um estado de tensão e alerta em meio a determinada situação, seja ela real ou imaginária. É a sensação de que algo de ruim vai acontecer com algo/alguém. A pessoa ansiosa está sempre preocupada com o futuro, ou seja, antecipando as cargas emocionais que não deveriam ser absorvidas no momento presente pois é algo que ainda não aconteceu.

Nós somos constantemente bombardeados pelo sentimento de emergência, de urgência, e, com isso, estamos constantemente nos cobrando e tentando processar diversas tarefas e processos que devem processar continuamente.

Muitas pessoas se consideram ansiosas sem realmente conhecer exatamente o que é um transtorno de ansiedade. Medo e ansiedade são reações naturais  do ser humano e elas podem ser interpretadas como positiva também, pois estimulam ação diante de determinadas situações. Também temos esse sentimento diante de situações positivas como uma viagem, um casamento, que seria a expectativa diante de algo que vai acontecer.

Quais são os sintomas da ansiedade?

Os sintomas podem ser físicos ou psicológicos.

Exemplos de sintomas físicos: Enjoo e vômitos; tonturas ou sensação de desmaio; falta de ar ou respiração ofegante; dor de barriga, podendo ter diarreia; dor no peito ou palpitações no coração; roer unhas, sentir tremores e falar muito rápido; tensão muscular; dificuldade para dormir.

Exemplos de sintomas psicológicos: Nervosismo; dificuldade de concentração; preocupação; medo constante; sensação de algo ruim irá acontecer; descontrole sobre os próprios pensamentos; preocupação exagerada em relação a realidade.

Geralmente, a pessoa que sofrem de ansiedade sentem vários desses sintomas ao mesmo tempo.

Quais são os tipos de transtornos de ansiedade?

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Esse transtorno é diagnosticado a partir do manifesto recorrente dos sintomas, por quase todos os dias durante aproximadamente seis meses, influenciando negativamente nos aspectos de vida do individuo.

A pessoa que sofre desse transtorno convive com preocupações excessivas constantes, fadiga, dificuldade de se concentrar, problemas para dormir, irritabilidade, alterações de humor, falta de ar, entre outros sintomas como os citados acima. Essa ansiedade acaba gerando outros transtornos como o Pânico, comportamentos compulsivos, fobias, entre outras coisas.

Pânico

Representa sentimentos repentinos de desespero, angustia, medo de morrer, medo de perder o controle. Essas crises acontecem de maneira imprevisível, o que faz com que quem sofre desse tipo de desordem fique constantemente em estado de alerta e preocupação.

Os sintomas são falta de ar, taquicardia, dor no peito, sudorese, vertigens, enjoo, medo da morte, calafrios, falta de capacidade de se controlar. A pessoa geralmente apresenta ao menos 4 desses sintomas, os quais ficam com alta intensidade e aparecem subitamente.

Reação Aguda ao Estresse

Isso acontece de maneira temporária e é acarretado pela exposição a situações altamente estressantes, envolvendo desgaste tanto físico quanto mental. É muito comum acontecer em pessoas que sofreram algum tipo de violência, assaltos, insatisfação com o ambiente de trabalho, etc.

Os sintomas são geralmente taquicardia, ondas de calor, agitação, desorientação. Por mais que sejam temporários, esses sintomas podem se atenuar, se transformando em um quadro pior como o transtorno de estresse pós-traumático.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Esse transtorno acontece com epssoas que vivenciaram situações de alto stress e traumáticas, como estupro, sequestro, perdas trágicas, entre outros.

A pessoa que sofre disso passa por situações que o fazem reviver o trauma, como pesadelos, pensamentos intrusivos, e essas lembranças chegam acompanhadas de sentimentos de angústia e ansiedade, muito próximas as experimentas nas situações traumáticas. Isso geralmente faz com que a pessoa se isole e evite tudo relacionado ao fato ocorrido. causando uma limitação na vida do sujeito, que deve ser acompanhado por um profissional.

Alguns dos sintomas desse transtorno são insônia, recordações constantes do evento traumático, isolamento, estado contínuo de alerta, ideação suicida, falta de vontade de viver.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Caracteriza-se pela recorrência de pensamentos intrusivos acompanhados de compulsões mentais ou comportamentais, sendo atos repetitivos e excessivos que comprometem a vida do sujeito. A pessoa cria rituais mentais ou comportamentais que são executados para diminuir a ansiedade provocada pelas obsessões, que podem ser pensamentos, ideias, as quais invadem a mente da pessoa, causando aflição e ansiedade.

Os atos mais comuns são relacionados a organização, limpeza, impulsos de agressividade, entre outros.

Exemplo: tomar banho ou lavar as mãos com frequência exagerada; verificar se deixou a luz acesa a todo momento na casa; organizar constantemente o ambiente mesmo que já esteja organizado.

Fobias

Medo incontrolável de algo, objeto, animal ou situação, que atrapalhe sua vida. Existe uma diferença entre medo e fobia, e é importante de se entender a diferença, veja o exemplo abaixo:

Medo de barata: a pessoa se incomoda com o animal, pode achar nojento e asqueroso, mas o fato do animal estar ai não limita a sua vida. Se a barata está num canto da sala, longe da pessoa, ela consegue conviver com a situação.

Fobia de barata: a pessoa não pode nem ver uma foto de uma barata que já fica com todos os sintomas de ansiedade e medo. Deixa de ir em qualquer ambiente em que o animal esteja presente mesmo de longe.

O que causa o transtorno de ansiedade?

Pode ser uma anomalia quimica do cérebro, problemas hormonais, causas biológicas. Quando não se trata disso, pode ser a exposição ao estresse diário, probelmas sociais e financeiros, uso exagerado de cafeina, traumas recorrentes ao passado, entre outras coisas.

O que posso fazer para tratar ansiedade?

A ansiedade pode ser causada por diversas formas, por isso é importante procurar um profissional para compreender melhor se o que você sente realmente é um transtorno de ansiedade e como tratar o problema.

Existem algumas maneiras de diminuir os sintomas da ansiedade, veja abaixo algumas dicas:

  1. Reduza seu estresse no dia a dia.

Como já citado, nesse mundo moderno o estresse é algo que acontece de maneira muito recorrente em várias aspectos da nossa vida. Procure aprender a acalmar sua mente, através da meditação, ioga, auto hipnose.

  1. Atividades físicas

Praticar exercícios ajuda a lidar com estados de ansiedade pois eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Caminhar um pouco todo dia já pode diminuir consideravelmente seus sintomas, melhorando sua qualidade de vida.

  1. Controle sua respiração

Respirar é um dos melhores exercícios para se controlar crises de ansiedade, compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Deixe o abdômen se expandir, estufando a barriga e não o peito, depois, expire lentamente pela boca. Esse relaxamento irá fazer com que o tremor diminua.

  1. Invista tempo para se cuidar

Utilize parte do seu dia para olhar para is mesmo, buscando metas para a sua vida. Dedique energia a você.

  1. Sorria mais

Quando você sorri, traz pensamentos positivos para sua mente, o que afasta as coisas ruins. Com pensamentos mais leves, você começará a perceber com muito mais facilidade o lado bom das coisas, relaxando e diminuindo sua ansiedade.

  1. Confie mais em si mesmo

Confie nas suas capacidades. Lembre-se que sempre fazemos o melhor possível usando os recursos que temos disponíveis naquele momento. Saiba identificar quando você cumpre pequenas metas e se recompense por isso!

  1. Não existe falha, existe feedback

Tudo que fazemos em nossa vida, por mais negativo que possa ser o resultado, nos trará um aprendizado. Aprenda a ver o lado positivo de suas atitudes e a tirar lições para que você consiga se aprimorar, e fizer melhor na próxima vez.

Técnica para controle de ansiedade – Estimulação Bilateral

Existem diversas técnicas que podem ajudar a combater os sintomas de ansiedade, nessa técnica, você vai estimular os dois lados do cérebro para interromper a ansiedade. Por mais simples que ela pareça, é extremamente eficaz.

Pegue um objeto, pode ser uma caneta, uma bola, ou qualquer coisa que você consiga usar para jogar de uma mão para a outra. Pense em algo que esteja te causando a ansiedade, avalie o nível dela em uma escala de um a dez.

Comece a jogar o objeto de um lado para o outro, de uma mão para a outra, estimulando ambos os hemisférios do cérebro. Mantenha uma mão á sua frente enquanto a outra balança para o lado cada vez que você passa o objeto, fazendo esse movimento por aproximadamente um minuto. Depois disso, respire, e veja o resultado.

Ativando ambos os hemisférios, o sangue é espalhado e manda impulsos elétricos em todo o cérebro, atingindo essa área de associação e a difundindo, o que faz com que esse grupo de ansiedade não consiga manter-se mais junto.

Pense agora novamente na situação e veja quanto de ansiedade você consegue reconhecer ainda presente, novamente em uma escala de um a dez. Faça novamente o exercício e confira novamente o resultado.

Como a hipnose pode ajudar no tratamento dos transtornos de ansiedade

A ansiedade pode ter diversas origens. O problema pode ter sido causado por um trauma na infância ou até mesmo a muitos anos atrás, e é importante encontrar a causa disso. Com a hipnose, podemos descobrir quais os gatilhos que provocam esse estado e modifica-los, alterando a percepção da pessoa dando novos gatilhos de comando para sensações mais adequadas.

Através da regressão, podemos encontrar a origem do trauma e ressignifica-lo, fazendo com que a mente tenha outra interpretação do ocorrido, tendo uma melhora considerável na qualidade de vida do sujeito,

 

Sente que sofre de um transtorno de ansiedade? Quer resolver de uma vez por todas? Entre em contato através do número (19) 991253290 ou através do e-mail rcmoura.hipnose@gmail.com e agende uma consulta! Atendo em Campinas e Região.

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HIPNOSE EM CAMPINAS E REGIÃO

Tratamento com Hipnoterapia em Campinas e Região.

Prédio Palladium: R. Dr. Antônio Álvares Lôbo, 660, Guanabara – Campinas, SP. Segundo Andar, sala 24.

QUER APRENDER HIPNOSE?

Ministro cursos por todo o Brasil através do Porta da Mente.

Mais informações:

portadamente@gmail.com www.portadamente.com.br

AGENDE UMA CONSULTA

(19) 99125 3290
rcmoura.hipnose@gmail.com

© 2021 Campinas Hipnose. Todos os direitos reservados. Designed by Leccorside

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Shopping Cart